Dia Mundial Contra o câncer
- Família 5inco é Demais
- 4 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de fev. de 2019
Hoje vamos contar a História da Mel.
Hoje 04 de Fevereiro é o Dia Mundial Contra o câncer, data criada pela UICC (União Internacional de Controle do Câncer) que visa reforçar a importância da prevenção, hábitos de vida saudáveis, diagnóstico precoce e educação sobre a doença. Como somos um blog de Animaizinhos vamos contar hoje a história da Mel. Em 2016 percebemos a Mel apática, ela estava gorda mas a cada dia que passava conseguia sentir os ossinhos da costela dela, e a barriga bem gorda. Levamos ela ao veterinário achando não ser nada, e quando voltei pra casa voltei aos prantos e sem ela. Eles não sabiam o que ela tinha, mas sabiam que era grave, no dia seguinte os resultados dos exames saíram e ela tinha um tumor no útero!
Na minha região existe a lenda de que cachorra que cruza e tem filhotes fica livre de ter qualquer problema no sistema reprodutor, mas como eu descobri naquele dia, isso é uma lenda! A Mel cruzou no 2 cio e teve 3 filhotes, e mesmo assim teve um tumor no útero.
O veterinário me ligou com os resultados dos exames e disse que precisariam fazer uma cirurgia de emergência, que as chances dela eram baixas pois o tumor estava muito grande, mas que essa era a única chance dela. Eu autorizei a cirurgia e só no dia seguinte consegui vê-la. Ela andou até mim normalmente, e avançou no veterinário quando ele tentou levar ela de volta para o repouso, ela se recuperou milagrosamente após a cirurgia (Graças as minhas orações para o Frei Galvão, meu santo conterrâneo).
Nesses dois dias sem a mel sofri muito por não a ter castrado, por ter sido pão dura, sim eu não queria gastar R$ 600,00 pra castrar, vai que eu quisesse um filhote dela no futuro? Me arrependo por ter feito ela sofrer. E no final o gasto foi 4x maior e fiz das tripas coração para conseguir pagar. E hoje defendo a castração com unhas e dentes, a Bete será castrada assim que a veterinária autorizar. O tumor que ela teve não chegou a ser câncer pois percebemos logo no início, graças a Deus, mas poderia ter evoluído para um, segundo o Veterinário.
Então leve seu Aumigo a visitas regulares ao veterinário e sempre que ele apresentar qualquer comportamento estranho leve ao veterinário o mais rápido possível pra ter certeza que ele está bem.
Mais algumas informações
Na cirurgia foi retirado todo o sistema reprodutor da Mel, o útero dela estava pesando em torno de 3kg, o peso total da Mel era 5kg mais ou menos, hoje ela pesa 7kg. Quando levei a Mel pra casa, ela estava magrinha de tudo, esses dias encontramos a roupinha pós cirúrgica dela, e coube certinho na Bete para vocês terem uma ideia.
Após a cirurgia ela ficou apenas 2 dias em observação e já foi liberado, a recomendação médica foi que dessemos AN (Alimentação Natural) para ela na primeira refeição e nas outras a ração. Quando fomos tirar os pontos ela já estava recuperada, não ficou com nenhuma cicatriz da cirurgia.
Comments